A São Paulo Railway (SPR) foi a primeira ferrovia construída no estado de São Paulo, e a segunda no Brasil, tendo sido inaugurada em 16 de fevereiro de 1867. Financiada com capital inglês, sua construção foi iniciada em 1860, enfrentando diversas dificuldades de cunho técnico durante a sua implantação, principalmente no trecho compreendendo a Serra do Mar.
Para conseguir vencer os 800 metros de desnível, em uma extensão de 8 km, foi necessário construir um plano inclinado com quatro patamares, onde foram instaladas máquinas fixas que acionavam um sistema de cabos de tração engatados aos vagões. Em 1867 o trecho completo, ligando a cidade de Santos, no litoral paulista, a Jundiaí, no interior, com cerca 160 km de extensão, foi aberto ao tráfego.
A concessionária teve o privilégio de exploração da linha por um período de 90 anos, o que lhe garantiu a cômoda condição de maior empresa ferroviária do Brasil e em volume de carga. Graças a esse monopólio, a SPR jamais se interessou em expandir suas linhas para além de Jundiaí, criando, assim, condições para a constituição de outras companhias ferroviárias.
Fonte: Plamurb Blog
Fotos: Associação Brasileira de Preservação Ferroviária
Revitalização: E.F.M.
Terceiro patamar e viaduto da Grota Funda, Serra do Mar, Santos, São Paulo, década de 1920.





0 Comentários