Fotos São Paulo Railway (SPR) década de 1920.

A São Paulo Railway (SPR) foi a primeira ferrovia construída no estado de São Paulo, e a segunda no Brasil, tendo sido inaugurada em 16 de fevereiro de 1867. Financiada com capital inglês, sua construção foi iniciada em 1860, enfrentando diversas dificuldades de cunho técnico durante a sua implantação, principalmente no trecho compreendendo a Serra do Mar.
Para conseguir vencer os 800 metros de desnível, em uma extensão de 8 km, foi necessário construir um plano inclinado com quatro patamares, onde foram instaladas máquinas fixas que acionavam um sistema de cabos de tração engatados aos vagões. Em 1867 o trecho completo, ligando a cidade de Santos, no litoral paulista, a Jundiaí, no interior, com cerca 160 km de extensão, foi aberto ao tráfego.
A concessionária teve o privilégio de exploração da linha por um período de 90 anos, o que lhe garantiu a cômoda condição de maior empresa ferroviária do Brasil e em volume de carga. Graças a esse monopólio, a SPR jamais se interessou em expandir suas linhas para além de Jundiaí, criando, assim, condições para a constituição de outras companhias ferroviárias.
Fonte: Plamurb Blog
Fotos: Associação Brasileira de Preservação Ferroviária
Revitalização: E.F.M.
Terceiro patamar e viaduto da Grota Funda, Serra do Mar, Santos, São Paulo, década de 1920.
Casas de operários da São Paulo Railway, no novo quarto plano inclinado, c. 1920.
Estação da São Paulo Railway, na cidade de Jundiaí, c. 1920.
Terceiro patamar dos novos planos inclinados, c. 1920.
Portais de túneis da São Paulo Railway na Serra do Mar.

0 Comentários